Mensagem:

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

The mind that opens to a new idea never returns to its original size.

Albert Einstein

.><((((º>.><((((º>.><((((º>..><((((º>.><((((º>.><((((º>.
Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos.
Então levamos mais alguém.E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós.Porque, além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vimos e sentimos.E em duplas, passamos a ter equipes, e estas passam a ser cada vez maiores e mais unidas.

E assim entendemos que somos todos velhos amigos mesmo que não nos conheçamos.E esse elo que nos une é maior que todos os outros que já encontramos.E isso faz com que nós mais do que amigos, sejamos irmãos.Faz de nós, mergulhadores.

( Jacques Yves Cousteau)
.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.

Vídeos: MAR e Oceanos (movimente com (setas para baixo e PGDN)

Loading...

Cristina Zunino

(Andando no BLOG (setas para baixo e PGDN)

O BLOG do mergulhador é a total dedicação ao mergulhador, as notícias, os eventos, aos mergulhos e opniões dos mergulhadores.

Levando os oceanos, mares e a vida marinha até você.

Um trabalho feito ao que nós amamos.

Um BLOG , sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver, divulgar, promover e incentivar atividades no mergulho que possibilitem a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

The BLOG is dedicated to the diver, news, events, to dives and opinions of the divers, taking the oceans, seas and marine life to you.
A work we love.
Diver's blog is a nonprofit blog with the goal of developing, disseminating, and encouraging activities in the diver world allowing the conservation of the environment and natural resources.
Cristina Zunino
PADI-Nr.0712035737 - AOWD

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Peixe-serra usa sexto sentido para caçar.


Poros na mandíbula do animal servem co

mo radar para detectar os movimentos de outros peixes


Foto: Getty Images

A longa mandíbula do peixe-serra está repleta de poros que podem

detectar movimentos ou campos eletromagnéticos de outros animais em movimento

Agora, experimentos preliminares sugerem que a longa mandíbula do peixe está cheia de poros que podem detectar movimentos ou campos eletromagnéticos da presa em movimento agindo como um tipo de “toque distante” segundo Barbara Wueringer, neurobióloga da Universidade de Queensland da Austrália.

Pela primeira vez uma pesquisa mostra que o peixe-serra usa o sexto sentido para caçar e desmembrar suas presas. Cientistas já haviam descoberto que o peixe-serra - maior peixe de oceano e água doce encontrado em todos os trópicos - usava suas serras para jogar areia ou lama na presa.

A habilidade é especialmente útil para farejar o jantar em águas escuras ou turvas segundo Barbara. A serra – uma extensão cartilaginosa do crânio – também funciona como uma arma, de acordo com a nova pesquisa. A pesquisadora observou que durante os experimentos em laboratório pancadas laterais poderiam partir peixes menores ao meio. “Sabemos tão pouco a respeito do peixe-serra, apesar deles poderem crescer muito - até 5 metros. Saber que a serra funciona como uma antena que pode sentir a presa é impressionante”, afirmou.

Entendendo o peixe-serra Além de observar os animais, Barbara dissecou vários peixe-serras que haviam morrido de causas naturais ou acidentalmente. Ela descobriu que as serras do peixe-serra estão recheadas de pequenos poros que sinalizam a habilidade do animal em detectar campos elétricos presentes nos animais vivos. Tubarões e arraias também possuem esses poros, assim como alguns peixes como a moreia e até mesmos mamíferos, caso do porco-espinho.

Ao fazer “mapas” da pele de quatro espécies raras de peixe-serra, Barbara reuniu os lugares onde os poros estão distribuídos na serra e comparou esses dados com duas espécies de arraias. “Ao determinar onde esses poros estão mais concentrados recebemos pistas dos hábitos alimentares dos animais. Por exemplo, arraias, tem os olhos na parte de cima da cabeça, mas a boca fica na parte de baixo. Poros podem detectar campos elétricos ao redor da boca, permitindo a esses animais sentir um peixe que eles estão tentando ingerir - mas que não conseguem ver”, explicou ela.

No geral, Barbara espera que a pesquisa ajude os conservacionistas a aprender mais sobre o peixe-serra, especialmente as quatro espécies que ela estudou, cujo último reduto é uma baía remota do norte da Austrália.

A quantidade de peixes-serra tem diminuído drasticamente nos últimos anos principalmente devido à pesca excessiva intencional ou acidental (o focinho do peixe-serra é sensível ao enredamento das redes de pesca, de acordo com a União Internacional para Preservação da Natureza [IUCN na sigla em inglês]). “Para protegermos espécies ameaçadas, precisamos saber o máximo possível a respeito delas. Como a espécie captura sua presa e como seus sentidos estão envolvidos na detecção dela faz parte do conhecimento básico sobre uma espécie”.”, explicou Barbara .

Os estudos preliminares do peixe-serra foram apresentados no Fresh Science, um treinamento rápido de comunicação para cientistas em início da carreira ocorrido no Museu de Melbourne no começo de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOU Baby no MERGULHO começando agora ....

Perguntas e Respostas: Sou baby no mergulho

Fotografia SUB

Good TIMES

Preservando o MAR

Divirta-se

Laje de Santos ILV preservar!

Pacific Ocean Expedition - Daniel Botelho

Marcelo Krause e Kurt Amsler

72 metros -Carol Schrappe 2010

Adair Ribeiro Corveta V17

Naufrágio-Corveta ipiranga V17

Daniel Botelho

Daniel Botelho
Daniel Botelho

David Doubilet

David Doubilet
David Doubilet

FILMES :Mares e Oceanos

01- Mergulho Radical 2: o recife
02- Sharkwatwer
03- Imensidão Azul (1988)
04- A Esfera
05- O Fundo do Mar
06- O Mundo do silêncio (1956)
07- The Cave
08- O segredo do abismo
09- Expedições Fluviais
10- A Odisseia de Jacques Cousteau
11- A marcha dos pinguins
12- Homens de honra
13- Coleção Blue Planet
14- Coleção PLaneta Terra
15- A Ilha dos Golfinhos
16- Expedicao Brasil Oceanico
17- Tubarão
18- TITANIC da NATGEO
19- Um tesouro de amor (Fool’s Gold)
20- Lost City Raiders
21- Mergulho Fatal (2009)
22- Mar de fogo
23- Ocean Men
24- Sea Hunt (aventura submarina)
25-
The Greater Meaning of Water