Mensagem:

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

The mind that opens to a new idea never returns to its original size.

Albert Einstein

.><((((º>.><((((º>.><((((º>..><((((º>.><((((º>.><((((º>.
Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos.
Então levamos mais alguém.E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós.Porque, além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vimos e sentimos.E em duplas, passamos a ter equipes, e estas passam a ser cada vez maiores e mais unidas.

E assim entendemos que somos todos velhos amigos mesmo que não nos conheçamos.E esse elo que nos une é maior que todos os outros que já encontramos.E isso faz com que nós mais do que amigos, sejamos irmãos.Faz de nós, mergulhadores.

( Jacques Yves Cousteau)
.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.

Vídeos: MAR e Oceanos (movimente com (setas para baixo e PGDN)

Loading...

Cristina Zunino

(Andando no BLOG (setas para baixo e PGDN)

O BLOG do mergulhador é a total dedicação ao mergulhador, as notícias, os eventos, aos mergulhos e opniões dos mergulhadores.

Levando os oceanos, mares e a vida marinha até você.

Um trabalho feito ao que nós amamos.

Um BLOG , sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver, divulgar, promover e incentivar atividades no mergulho que possibilitem a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

The BLOG is dedicated to the diver, news, events, to dives and opinions of the divers, taking the oceans, seas and marine life to you.
A work we love.
Diver's blog is a nonprofit blog with the goal of developing, disseminating, and encouraging activities in the diver world allowing the conservation of the environment and natural resources.
Cristina Zunino
PADI-Nr.0712035737 - AOWD

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fotógrafo brasileiro encara crocodilo africano,

Fotógrafo brasileiro encara crocodilo africano

Fotografia - 17/08/2011
Fotógrafo brasileiro encara crocodilo africano
Por Thiago Medaglia

Colaborador da revista NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL, o carioca Daniel Botelho é especialista em fotografia subaquática. Já mergulhou em mares remotos do planeta e esteve diante de animais perigosos, como tubarões e lulas de Humboldt. No início de julho, ele foi ao delta do rio Okavango, em Botsuana, na África, registrar o temido crocodilo do Nilo. "Foram sete dias incríveis", garante.

Agora seu empenho acaba de ganhar mais um estímulo. É que o brasileiro foi um dos finalistas da premiação internacional Nikon Photo Contest, na categoria Talento EmergenteVeja a galeria de fotos do crocodilo de Nilo, tiradas por Botelho.

Na entrevista a seguir, Daniel detalha com exclusividade para o site da NATIONAL GEOGRAPHIC BRASIL o encontro com o crocodilo do Nilo:

Sabe dizer quantos crocodilos avistou?
Fora da água vimos dezenas. O Canal Nxamaser (lê-se Namasseri), onde concentramos a maior parte dos mergulhos, é considerada a vertente com a maior proporção de crocodilos do Nilo no rio Okavango. Na água, estive com seis animais diferentes, mas somente três cooperaram para que pudesse fotografar.

Cooperaram? O que isso quer dizer?
Significa não fugir e permitir uma grande aproximação. A maioria dos animais foge, mas alguns são confiantes o suficiente para não terem essa reação, o que os torna mais perigosos, ainda mais na fotografia subaquática, em que precisamos da menor quantidade de água possível entre a lente e o objeto. Ou seja, temos que ir para cima e torcer para o bicho permitir alguns segundos que rendam um belo ensaio.

Diante de tanta aproximação, em que você baseia sua segurança nesse tipo de mergulho?
Sempre conto com equipes muito preparadas. Nesse caso, todos me ajudaram a ficar o menor tempo possível na superfície, porção do rio onde a presa é mais vulnerável ao ataque dos crocodilos. Embaixo d’água contei com a minha percepção em relação à linguagem corporal do animal, respeitando seu espaço e ganhando aos poucos sua confiança. Crocodilos não são agressivos, mas predadores arrojados: deu bobeira, vira comida. É preciso seguir algumas regras, como não descer a correnteza em direção ao animal, nunca passar por cima deles (já que reagem instintivamente nessa condição) e, caso note que ele está vindo para cima, não se mover, fingir-se de tronco de árvore.

Quais os momentos mais tensos dessa experiência?
As condições no rio Okavango - água fria, escura, visibilidade limitada e muita correnteza - fizeram deste um dos trabalhos mais difíceis da minha vida. Fisicamente, foi muito desgastante cair na água 15 vezes por dia, tendo que sair rapidamente para não permanecer na superfície e ficar sujeito a um ataque. Isso era extenuante, já que minha câmera pesa 15 quilos e meu equipamento de mergulho, 45 quilos. Em termos psicológicos, houve muita apreensão ao entrar em cavernas que são conhecidas por abrigarem crocodilos e que tinham pouca luminosidade e muito material suspenso.

Como é ficar cara a cara com crocodilos gigantescos?
Mergulhar com um réptil de 4,5 metros foi um dos momentos mais brilhantes da minha vida. Já admirava esse animal, mas estou encantado depois desse encontro. É um dinossauro que ainda habita nosso planeta!

Você costuma mergulhar com tubarões. Qual dos dois animais é mais intimidante?
Mergulhar com crocodilos do Nilo requer mais atenção e regras de segurança do que com um tubarão branco, por exemplo. Com os tubarões é possível estabelecer uma relação de respeito ao espaço de cada um durante o mergulho, além disso, eles não reconhecem o ser humano como presa habitual - apenas realizam mordidas investigatórias. Já os répteis africanos nos incluem no cardápio e caçam sempre em emboscada, o que envolve oportunismo, camuflagem e observação da vítima. Combinação perigosa.

Você pretende mergulhar com o jacaré-açu, o maior crocodiliano brasileiro?
Já está programado. E com as sucuris, também. Em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOU Baby no MERGULHO começando agora ....

Perguntas e Respostas: Sou baby no mergulho

Fotografia SUB

Good TIMES

Preservando o MAR

Divirta-se

Laje de Santos ILV preservar!

Pacific Ocean Expedition - Daniel Botelho

Marcelo Krause e Kurt Amsler

72 metros -Carol Schrappe 2010

Adair Ribeiro Corveta V17

Naufrágio-Corveta ipiranga V17

Daniel Botelho

Daniel Botelho
Daniel Botelho

David Doubilet

David Doubilet
David Doubilet

FILMES :Mares e Oceanos

01- Mergulho Radical 2: o recife
02- Sharkwatwer
03- Imensidão Azul (1988)
04- A Esfera
05- O Fundo do Mar
06- O Mundo do silêncio (1956)
07- The Cave
08- O segredo do abismo
09- Expedições Fluviais
10- A Odisseia de Jacques Cousteau
11- A marcha dos pinguins
12- Homens de honra
13- Coleção Blue Planet
14- Coleção PLaneta Terra
15- A Ilha dos Golfinhos
16- Expedicao Brasil Oceanico
17- Tubarão
18- TITANIC da NATGEO
19- Um tesouro de amor (Fool’s Gold)
20- Lost City Raiders
21- Mergulho Fatal (2009)
22- Mar de fogo
23- Ocean Men
24- Sea Hunt (aventura submarina)
25-
The Greater Meaning of Water