Mensagem:

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

The mind that opens to a new idea never returns to its original size.

Albert Einstein

.><((((º>.><((((º>.><((((º>..><((((º>.><((((º>.><((((º>.
Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos.
Então levamos mais alguém.E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós.Porque, além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vimos e sentimos.E em duplas, passamos a ter equipes, e estas passam a ser cada vez maiores e mais unidas.

E assim entendemos que somos todos velhos amigos mesmo que não nos conheçamos.E esse elo que nos une é maior que todos os outros que já encontramos.E isso faz com que nós mais do que amigos, sejamos irmãos.Faz de nós, mergulhadores.

( Jacques Yves Cousteau)
.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.

Vídeos: MAR e Oceanos (movimente com (setas para baixo e PGDN)

Loading...

Cristina Zunino

(Andando no BLOG (setas para baixo e PGDN)

O BLOG do mergulhador é a total dedicação ao mergulhador, as notícias, os eventos, aos mergulhos e opniões dos mergulhadores.

Levando os oceanos, mares e a vida marinha até você.

Um trabalho feito ao que nós amamos.

Um BLOG , sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver, divulgar, promover e incentivar atividades no mergulho que possibilitem a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

The BLOG is dedicated to the diver, news, events, to dives and opinions of the divers, taking the oceans, seas and marine life to you.
A work we love.
Diver's blog is a nonprofit blog with the goal of developing, disseminating, and encouraging activities in the diver world allowing the conservation of the environment and natural resources.
Cristina Zunino
PADI-Nr.0712035737 - AOWD

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Destroços do Titanic ganham proteção da Unesco.


Os restos do Titanic estão a 4 mil metros de profundidade nas proximidades do litoral de Terra Nova e "ao ser encontrado em águas internacionais, nenhum Estado pode reivindicar a jurisdição exclusiva do local.

[ i ]Naufrágio do Titanic completa 100 anos no próximo dia 14 de abril.
Paris.- Os restos do Titanic, o transatlântico que afundou no Atlântico Norte no dia 14 de abril de 1912 ao se chocar contra um iceberg, serão protegidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), afirmou nesta quinta-feira esta organização da ONU com sede em paris.

"Após cem anos do naufrágio, os destroços estão agora protegidos pela Convenção da Unesco para a proteção do patrimônio cultural subaquático", comunicou a organização.

Os restos do Titanic estão a 4 mil metros de profundidade nas proximidades do litoral de Terra Nova e "ao ser encontrado em águas internacionais, nenhum Estado pode reivindicar a jurisdição exclusiva do local, já que os Estados só podem exercer sua jurisdição nos navios com pavilhão nacional nessas águas".

"Até agora - lembrou a organização em comunicado - o Titanic não podia ser beneficiado pela proteção da Convenção, adotada pela Unesco em 2001, já que esta só pode ser aplicada aos vestígios submersos há pelo menos um século".

"A partir de agora, os Estados parte da Convenção poderão proibir a destruição, a pilhagem, a venda e a dispersão de objetos encontrados no Titanic", acrescentou.

"Poderão também tomar todas as medidas a seu alcance para proteger os destroços e fazer com que os restos humanos encontrados em seu interior recebam um tratamento digno", destacou a organização.

A Convenção de 2001 proporciona um marco de cooperação aos Estados para impedir explorações cujo caráter científico ou ético seja duvidoso. A partir dela, podem ser confiscados os objetos tirados ilegalmente da água e os portos podem ser fechados a qualquer navio que realize atividades de prospecção que não sigam os princípios da Convenção.

A Diretora Geral da Unesco, Irina Bokova, expressou sua satisfação pelo fato de que o Titanic esteja agora protegido pela Convenção e manifestou sua inquietação "frente à destruição e a pilhagem que vários destroços antigos sofrem, algo que as tecnologias, cada vez mais sofisticadas, tornam possível".

"O naufrágio do Titanic está ancorado na memória da Humanidade; me alegro de que o local possa em ser beneficiado pela Convenção da Unesco", declarou Bokova.

"Mas existem milhares de destroços e sítios arqueológicos cujo valor científico também é preciso proteger. Eles também contêm a memória de tragédias humanas e devem ser tratados com o devido respeito", acrescentou.

"Temos que proteger os tesouros submersos da mesma forma que não toleramos a pilhagem do patrimônio cultural terrestre", declarou a diretora geral, que pediu aos mergulhadores que "não depositem detritos nem placas comemorativas" nos destroços do Titanic.

A Convenção para a proteção do patrimônio subaquático, adotada em 2011 pela Conferência Geral da Unesco, tem como objetivo proteger os destroços, os sítios arqueológicos, as grutas ornamentais e outros vestígios culturais que estão sob as águas.

Trata-se da resposta da comunidade internacional à crescente destruição do patrimônio subaquático nas mãos de caçadores de tesouros, destacou a Unesco.

A Unesco lembrou que, "pelo contrário, não tem como vocação solucionar a questão da propriedade dos vestígios nem questiona os direitos soberanos dos Estados". Até agora, 41 Estados ratificaram a Convenção, que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOU Baby no MERGULHO começando agora ....

Perguntas e Respostas: Sou baby no mergulho

Fotografia SUB

Good TIMES

Preservando o MAR

Divirta-se

Laje de Santos ILV preservar!

Pacific Ocean Expedition - Daniel Botelho

Marcelo Krause e Kurt Amsler

72 metros -Carol Schrappe 2010

Adair Ribeiro Corveta V17

Naufrágio-Corveta ipiranga V17

Daniel Botelho

Daniel Botelho
Daniel Botelho

David Doubilet

David Doubilet
David Doubilet

FILMES :Mares e Oceanos

01- Mergulho Radical 2: o recife
02- Sharkwatwer
03- Imensidão Azul (1988)
04- A Esfera
05- O Fundo do Mar
06- O Mundo do silêncio (1956)
07- The Cave
08- O segredo do abismo
09- Expedições Fluviais
10- A Odisseia de Jacques Cousteau
11- A marcha dos pinguins
12- Homens de honra
13- Coleção Blue Planet
14- Coleção PLaneta Terra
15- A Ilha dos Golfinhos
16- Expedicao Brasil Oceanico
17- Tubarão
18- TITANIC da NATGEO
19- Um tesouro de amor (Fool’s Gold)
20- Lost City Raiders
21- Mergulho Fatal (2009)
22- Mar de fogo
23- Ocean Men
24- Sea Hunt (aventura submarina)
25-
The Greater Meaning of Water