Mensagem:

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

The mind that opens to a new idea never returns to its original size.

Albert Einstein

.><((((º>.><((((º>.><((((º>..><((((º>.><((((º>.><((((º>.
Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos.
Então levamos mais alguém.E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós.Porque, além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vimos e sentimos.E em duplas, passamos a ter equipes, e estas passam a ser cada vez maiores e mais unidas.

E assim entendemos que somos todos velhos amigos mesmo que não nos conheçamos.E esse elo que nos une é maior que todos os outros que já encontramos.E isso faz com que nós mais do que amigos, sejamos irmãos.Faz de nós, mergulhadores.

( Jacques Yves Cousteau)
.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.

Vídeos: MAR e Oceanos (movimente com (setas para baixo e PGDN)

Loading...

Cristina Zunino

(Andando no BLOG (setas para baixo e PGDN)

O BLOG do mergulhador é a total dedicação ao mergulhador, as notícias, os eventos, aos mergulhos e opniões dos mergulhadores.

Levando os oceanos, mares e a vida marinha até você.

Um trabalho feito ao que nós amamos.

Um BLOG , sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver, divulgar, promover e incentivar atividades no mergulho que possibilitem a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

The BLOG is dedicated to the diver, news, events, to dives and opinions of the divers, taking the oceans, seas and marine life to you.
A work we love.
Diver's blog is a nonprofit blog with the goal of developing, disseminating, and encouraging activities in the diver world allowing the conservation of the environment and natural resources.
Cristina Zunino
PADI-Nr.0712035737 - AOWD

domingo, 8 de julho de 2012

Pearl Divers of Japan, from "Women of the World"



Este documentário italiano inserido na série “La Donna Nel Mundo” foi filmado por volta de 1963  e narrado pelo actor Peter Ustinov. O objetivo desta série de filmes era mostrar a vida diária das mulheres em diferentes locais e culturas do mundo.
Antes do início do século 20 quando a cultura de pérolas ainda não estava desenvolvida, a apanha por meio de mergulho em apneia era a forma mais comum de as obter. Os mergulhadores desciam até às profundezas dos mares, sem equipamentos sofisticados e verificavam uma a uma todas as ostras em busca deste adorno secular. Como nem todas as ostras as produzem, era necessário apanhar cerca de uma tonelada deste bivalve, para se conseguirem três ou quatro pérolas esféricas perfeitas. Este facto tornou esta peça única da joelharia mundial, num bem escasso e muito dispendioso.

Apanha de pérolas

A apanha de pérolas é uma tradição milenar, existindo referências da sua colecta pelos Sumérios ao longo do Golfo Pérsico, há mais de 4000 anos.
No Japão a apanha de pérolas era feita tradicionalmente por mulheres “Ama”, cujo significado literal é “Mulher do Mar”. É uma tradição com mais de 2000 anos. As mergulhadoras Ama mergulhavam apenas com uma tanga e as túnicas brancas semitransparentes, eram destinadas apenas a mergulhadoras a trabalhar em atracões turísticas. No início do século chegaram a ser mais de 6000 mergulhadoras em todo o Japão, hoje em dia, esta atividade está quase extinta mas continua a ser executada aqui e além, por pequenos grupos de mulheres de idade avançada, que substituíram os trajes tradicionais por fatos de mergulho básicos, óculos e barbatanas.

O sexo forte

Diz a tradição que as mulheres eram mais aptas para este tipo de trabalho porque, por um lado tinham mais gordura corporal, o que lhes permitia mergulhar nas águas geladas durante cerca de oito horas por dia, por outro lado porque tinham maior capacidade física para a apneia.
Não sei se era assim, ou se pelo contrário, era um argumento de que os homens se serviam, para explorarem as mulheres e para as mandarem, sem o mínimo de condições, para o ambiente hostil dos mares gelados, repletos de tubarões.
Felizmente o mundo mudou muito e as mulheres de hoje já não são exploradas em sítio nenhum.
Será assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOU Baby no MERGULHO começando agora ....

Perguntas e Respostas: Sou baby no mergulho

Fotografia SUB

Good TIMES

Preservando o MAR

Divirta-se

Laje de Santos ILV preservar!

Pacific Ocean Expedition - Daniel Botelho

Marcelo Krause e Kurt Amsler

72 metros -Carol Schrappe 2010

Adair Ribeiro Corveta V17

Naufrágio-Corveta ipiranga V17

Daniel Botelho

Daniel Botelho
Daniel Botelho

David Doubilet

David Doubilet
David Doubilet

FILMES :Mares e Oceanos

01- Mergulho Radical 2: o recife
02- Sharkwatwer
03- Imensidão Azul (1988)
04- A Esfera
05- O Fundo do Mar
06- O Mundo do silêncio (1956)
07- The Cave
08- O segredo do abismo
09- Expedições Fluviais
10- A Odisseia de Jacques Cousteau
11- A marcha dos pinguins
12- Homens de honra
13- Coleção Blue Planet
14- Coleção PLaneta Terra
15- A Ilha dos Golfinhos
16- Expedicao Brasil Oceanico
17- Tubarão
18- TITANIC da NATGEO
19- Um tesouro de amor (Fool’s Gold)
20- Lost City Raiders
21- Mergulho Fatal (2009)
22- Mar de fogo
23- Ocean Men
24- Sea Hunt (aventura submarina)
25-
The Greater Meaning of Water