Mensagem:

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

The mind that opens to a new idea never returns to its original size.

Albert Einstein

.><((((º>.><((((º>.><((((º>..><((((º>.><((((º>.><((((º>.
Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos.
Então levamos mais alguém.E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós.Porque, além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vimos e sentimos.E em duplas, passamos a ter equipes, e estas passam a ser cada vez maiores e mais unidas.

E assim entendemos que somos todos velhos amigos mesmo que não nos conheçamos.E esse elo que nos une é maior que todos os outros que já encontramos.E isso faz com que nós mais do que amigos, sejamos irmãos.Faz de nós, mergulhadores.

( Jacques Yves Cousteau)
.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.

Vídeos: MAR e Oceanos (movimente com (setas para baixo e PGDN)

Loading...

Cristina Zunino

(Andando no BLOG (setas para baixo e PGDN)

O BLOG do mergulhador é a total dedicação ao mergulhador, as notícias, os eventos, aos mergulhos e opniões dos mergulhadores.

Levando os oceanos, mares e a vida marinha até você.

Um trabalho feito ao que nós amamos.

Um BLOG , sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver, divulgar, promover e incentivar atividades no mergulho que possibilitem a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

The BLOG is dedicated to the diver, news, events, to dives and opinions of the divers, taking the oceans, seas and marine life to you.
A work we love.
Diver's blog is a nonprofit blog with the goal of developing, disseminating, and encouraging activities in the diver world allowing the conservation of the environment and natural resources.
Cristina Zunino
PADI-Nr.0712035737 - AOWD

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Empresa de Viana do Castelo quer afundar avião para atrair mergulhadores


Turismo

 Por Andrea Cruz
A ideia é criar um recife artificial para os mergulhadores visitaremA ideia é criar um recife artificial para os mergulhadores visitarem (Foto: Rui Gaudêncio)
 A submersão, ao largo de Viana do Castelo, de um avião com 60 metros de comprimento e a deslocação para alto-mar de uma traineira actualmente afundada na doca comercial da cidade são dois dos projectos através dos quais a empresa Costa Norte - Centro de Actividades Marítimas pretende criar, na capital do Alto Minho, um centro de mergulho com potencial para atrair praticantes de todo o mundo.
Segundo fonte da empresa, que se instalou há menos de um mês no complexo turístico da marina de Viana do Castelo, o processo de aquisição do avião já foi iniciado junto da Força Aérea Portuguesa e também de entidades dos EUA e de São Tomé e Príncipe. Cumprida esta etapa, a Costa Norte, que em Viana já explora uma loja de equipamentos náuticos e uma escola de mergulho e se prepara para realizar provas desportivas e passeios turísticos no rio Lima, pretende avançar com a legalização do projecto junto da administração central e local. A submersão do avião, que ficaria a duas milhas da costa, ao largo de Carreço, é uma ideia que agrada à Câmara de Viana.

Este centro de mergulho, a concretizar até 2014, está orçado em 1,5 milhões de euros e será objecto de uma candidatura ao QREN, a apresentar pela Costa Norte, propriedade de um empresário de Barcelos. A empresa já possui um helicóptero M80 de sucata, mas o objectivo é mesmo submergir um avião. Pode ser um DC6 ou um DC4. O sonho seria um DC3 Dakota, mas esse modelo, segundo fonte da empresa, é muito procurado para filmes de guerra e, portanto, de difícil acesso.

O projecto não é inédito, nem sequer em Portugal. Em Setembro, a Câmara de Portimão também vai afundar, a 30 metros de profundidade, ao largo de Alvor, quatro antigos navios, entre eles a fragata Hermenegildo Capelo, oferecidos pelo Ministério da Defesa.

Ainda esta semana, uma escola de mergulho de Faro anunciou a criação de um roteiro subaquático que vai permitir aos mergulhadores navegar junto dos destroços de um avião bombardeiro afundado durante a II Guerra Mundial, o "Liberator" PB4Y, versão da Marinha dos Estados Unidos do B-24.

Esta iniciativa resulta de uma parceria da escola Hidroespaço com o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e implica a instalação de cabos de guia e de cinco placas identificativas nos destroços que informam os mergulhadores sobre as diferentes partes do avião e ajudam-nos a fazer a identificação a fauna e flora que deverá surgir no local.

A nível internacional, este tipo de atracção turística existe também, por exemplo, no Canadá e na Bulgária. Neste país, em 2009, o avião do antigo líder comunista Todor Zhivkov foi afundado no mar Negro, ao largo de Varna.

Em Viana, a Costa Norte também quer utilizar uma traineira naufragado na doca comercial há um ano. A Lírios do Neiva naufragou a 18 de Agosto no porto de Viana do Castelo, numa altura em que já estava bastante deteriorada. O barco de pesca estava apresado às ordens do Tribunal Judicial da comarca desde 2008, num processo de penhora. O objectivo da escola de mergulho é fazer emergir a traineira e voltar a afundá-la no mar alto, para assim criar um recife artificial ao dispor dos mergulhadores.

Há outros casos de aproveitamento turístico de autênticas relíquias marítimas entre os municípios portugueses. A Câmara de Almada está na corrida aos três antigos submarinos da Marinha Portuguesa. A autarquia quer convertê-los num pólo museológico, em doca seca. E a própria Câmara de Viana do Castelo acalenta, desde 2006, o desejo de instalar, junto ao navio-hospital Gil Eannes, um daqueles submarinos, o Delfim. O protocolo entre o município, a Marinha e o Ministério da Defesa está há muito assinado, mas as negociações ainda não chegaram a bom porto.

Mas a Costa Norte tem mais planos. A empresa, que pretende abrir filiais nos Açores e em São Tomé e Príncipe, também quer criar em Viana um equipamento semelhante ao Fluviário de Mora (FLU). O projecto já foi apresentado à câmara e o investimento, que rondará os cinco milhões de euros, agradou ao município, por vir ao encontro da aposta deste executivo em transformar Viana numa cidade náutica.

"Cidade náutica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOU Baby no MERGULHO começando agora ....

Perguntas e Respostas: Sou baby no mergulho

Fotografia SUB

Good TIMES

Preservando o MAR

Divirta-se

Laje de Santos ILV preservar!

Pacific Ocean Expedition - Daniel Botelho

Marcelo Krause e Kurt Amsler

72 metros -Carol Schrappe 2010

Adair Ribeiro Corveta V17

Naufrágio-Corveta ipiranga V17

Daniel Botelho

Daniel Botelho
Daniel Botelho

David Doubilet

David Doubilet
David Doubilet

FILMES :Mares e Oceanos

01- Mergulho Radical 2: o recife
02- Sharkwatwer
03- Imensidão Azul (1988)
04- A Esfera
05- O Fundo do Mar
06- O Mundo do silêncio (1956)
07- The Cave
08- O segredo do abismo
09- Expedições Fluviais
10- A Odisseia de Jacques Cousteau
11- A marcha dos pinguins
12- Homens de honra
13- Coleção Blue Planet
14- Coleção PLaneta Terra
15- A Ilha dos Golfinhos
16- Expedicao Brasil Oceanico
17- Tubarão
18- TITANIC da NATGEO
19- Um tesouro de amor (Fool’s Gold)
20- Lost City Raiders
21- Mergulho Fatal (2009)
22- Mar de fogo
23- Ocean Men
24- Sea Hunt (aventura submarina)
25-
The Greater Meaning of Water