Mensagem:

A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.

The mind that opens to a new idea never returns to its original size.

Albert Einstein

.><((((º>.><((((º>.><((((º>..><((((º>.><((((º>.><((((º>.
Quando vamos até o fundo do mar, descobrimos que ali jamais poderíamos viver sozinhos.
Então levamos mais alguém.E esta pessoa, chamada de dupla, companheiro ou simplesmente amigo, passa a ser importante para nós.Porque, além de poder salvar nossa vida, passa a compartilhar tudo que vimos e sentimos.E em duplas, passamos a ter equipes, e estas passam a ser cada vez maiores e mais unidas.

E assim entendemos que somos todos velhos amigos mesmo que não nos conheçamos.E esse elo que nos une é maior que todos os outros que já encontramos.E isso faz com que nós mais do que amigos, sejamos irmãos.Faz de nós, mergulhadores.

( Jacques Yves Cousteau)
.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.><((((º>.

Vídeos: MAR e Oceanos (movimente com (setas para baixo e PGDN)

Loading...

Cristina Zunino

(Andando no BLOG (setas para baixo e PGDN)

O BLOG do mergulhador é a total dedicação ao mergulhador, as notícias, os eventos, aos mergulhos e opniões dos mergulhadores.

Levando os oceanos, mares e a vida marinha até você.

Um trabalho feito ao que nós amamos.

Um BLOG , sem fins lucrativos com o objetivo de desenvolver, divulgar, promover e incentivar atividades no mergulho que possibilitem a conservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

The BLOG is dedicated to the diver, news, events, to dives and opinions of the divers, taking the oceans, seas and marine life to you.
A work we love.
Diver's blog is a nonprofit blog with the goal of developing, disseminating, and encouraging activities in the diver world allowing the conservation of the environment and natural resources.
Cristina Zunino
PADI-Nr.0712035737 - AOWD

terça-feira, 18 de setembro de 2012

El Salvador vira refúgio de tartarugas em extinção.


Wikicommons

A tartaruga-de-pente é uma das quatro espécies ameaçadas de extinção que passam por El Salvador

Um rincão escondido do Oceano Pacífico, a salvadorenha Baía de Jiquilisco, está se convertendo em um paraíso de quelônios ameaçados. Entidades ambientalistas nacionais e internacionais, órgãos do governo e os pescadores da região realizam atividades que mantêm incubadoras de ovos de tartaruga e concebem mecanismos para que as comunidades se envolvam em seu cuidado.

Há quatro espécies de tartarugas que visitam constantemente El Salvador: de pente (Eretmochelys imbricata), de couro (Dermochelis coriacea), oliva (Lepidochelys olivacea) e verde (Chelonia mydas agassizii).

"Ali se vê uma", disse Obed Rodríguez em sua pequena lancha no meio do mar, apontando a cabeça de uma tartaruga-de-pente que emerge das águas. O animal se deixa ver por completo durante alguns segundos e submerge novamente. O pescador faz parte da equipe que desde maio desenvolve um programa de cuidado de ovos, patrocinado pela Icapo (Iniciativa Carey do Pacífico Oriental), um projeto regional com sede nos Estados Unidos para pesquisar e proteger as populações da espécie nesta região do oceano. "Esta é a zona onde as de pente fazem seus ninhos, e não é raro vê-las nadando", contou.

Sobre a tartaruga-de-pente pende a ameaça maior. É capturada para aproveitamento de sua carne e seus ovos, mas, sobretudo, para uso de sua carapaça - de escudos translúcidos nas cores amarela, âmbar, vermelho, marrom e preto - na elaboração de objetos de decoração, pentes, armação para óculos e joias. Entre 200 e 300 fêmeas continuam fazendo ninho nas praias do Pacífico entre o México e o Peru, e metade delas o fazem na Baía de Jiquilisco, indicam pesquisas do Icapo e do Centro Científico para as Pescas do Sudoeste do Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.
Já não há incentivos para que os pescadores vendam ovos de tartaruga para os restaurantes em El Salvador. Desde 2009 vigora total proibição do aproveitamento desse produto, bem como da carne, do óleo, dos ossos, da carcaça e de exemplares dessecados. Por medo de terem os ovos apreendidos pelas autoridades, os pescadores preferem entregá-los ao projeto do Icapo, que paga US$ 2,5 por 14 unidades, sendo que uma ninhada pode ter até 160 ovos, explica Rodríguez.

A penetração do mar na costa de Usulután determina a forma característica do mapa salvadorenho nesta baía do sudeste. Os indígenas a chamavam Xiriualtique, ou baía das estrelas, porque suas águas tranquilas refletiam o céu estrelado. Ali se encontra a maior extensão de mangues do país. Em 2005, esta região foi incluída na lista Ramsar de mangues de importância internacional, e em 2007 a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a declarou Reserva da Biosfera Xiriualtique-Jiquilisco a Baía das Estrelas.

Wikicommons

Desde 2009 o governo salvadorenho proíbe a venda de carne, carcaça e ovos das tartarugas, o que incentiva os projetos de preservação

Pouco a pouco, seus habitantes assumem que a região deve ser preservada, apesar da forte presença hoteleira em áreas vizinhas, que coloca em dúvida a capacidade local se mantê-la a salvo. Contudo, no ano passado foram postos 1,7 milhão de ovos e deles nasceram e foram liberadas para o mar 1,5 milhão de tartaruguinhas, a maioria de pente e oliva, as de maior presença neste país, segundo o Ministério do Meio Ambiente e de Recursos Naturais.

No final de agosto, o explorador e documentarista francês Fabien Cousteau chegou a esta costa para rodar um filme. "Não se trata apenas de filmar o progresso que houve na proteção das tartarugas marinhas em El Salvador, mas também de contar uma história de esperança", declarou. A organização não governamental que Costeau fundou, a Plante um Peixe, e sua iniciativa local, Vivazul, trabalham com comunidades das praias El Amatal e Toluca, onde estabeleceram áreas para incubar até 200 mil ovos e liberar a maior quantidade possível no mar.

A ONG Funzel (Fundação Zoológica de El Salvador) persegue uma meta mais ambiciosa: que a população local organize suas próprias atividades econômicas em torno da conservação de tartarugas, sem intermediação de organizações ambientalistas. Por exemplo, que desenvolvam seus próprios viveiros e cobrem dos turistas pelo privilégio de libertar uma tartaruga no mar. "Fazemos isto em um plano-piloto na Ilha de Méndez, e a ideia é ampliá-lo cada vez mais", assegurou o ecologista Emilio León. O preço deste serviço é de US$ 7 por visitante. "O futuro é promissor", enfatizou.

Terremoto

Os projetos de preservação das tartarugas marinhas estiveram sob risco em agosto, quando um terremoto de 6,7 graus na escala Richter foi sentido em El Salvador. O tremor foi pouco percebido pela população, mas jogou por terra meses de trabalho para preservar as quatro espécies, todas em risco de extinção.

"Os moradores dizem que era uma onda de dez metros de altura, que arrasou com tudo", diz León sobre um sismo na costa pacífica, cuja onda destruiu vários viveiros com 45 mil ovos de tartaruga, no dia 26 de agosto.

O maior dano aconteceu na Ilha de Méndez, sul do departamento de Usulután, na Baía de Jiquilisco, lugar favorito de desova das tartarugas. Os criadouros destruídos na Ilha de Méndez estão a cargo da Funzel.

"Contra a força da natureza nada podemos fazer, a não ser continuar trabalhando para levantar o que foi destruído", disse León, diretor do Programa de Conservação da Tartaruga Marinha da Funzel. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOU Baby no MERGULHO começando agora ....

Perguntas e Respostas: Sou baby no mergulho

Fotografia SUB

Good TIMES

Preservando o MAR

Divirta-se

Laje de Santos ILV preservar!

Pacific Ocean Expedition - Daniel Botelho

Marcelo Krause e Kurt Amsler

72 metros -Carol Schrappe 2010

Adair Ribeiro Corveta V17

Naufrágio-Corveta ipiranga V17

Daniel Botelho

Daniel Botelho
Daniel Botelho

David Doubilet

David Doubilet
David Doubilet

FILMES :Mares e Oceanos

01- Mergulho Radical 2: o recife
02- Sharkwatwer
03- Imensidão Azul (1988)
04- A Esfera
05- O Fundo do Mar
06- O Mundo do silêncio (1956)
07- The Cave
08- O segredo do abismo
09- Expedições Fluviais
10- A Odisseia de Jacques Cousteau
11- A marcha dos pinguins
12- Homens de honra
13- Coleção Blue Planet
14- Coleção PLaneta Terra
15- A Ilha dos Golfinhos
16- Expedicao Brasil Oceanico
17- Tubarão
18- TITANIC da NATGEO
19- Um tesouro de amor (Fool’s Gold)
20- Lost City Raiders
21- Mergulho Fatal (2009)
22- Mar de fogo
23- Ocean Men
24- Sea Hunt (aventura submarina)
25-
The Greater Meaning of Water