Explorando o mar com uma cápsula em baixo da água

Casal explora o oceano dentro de uma cápsula no fundo do mar Já pensou em estar em contato com o mar sempre? É o que o casal Emanuelle e Ghislain Bardout fazem. Eles possuem uma cápsula que é submergida nos gélidos oceanos da Antártida. O casal   utiliza a cápsula submersa para estudar a vida marinha e como as mudanças climáticas a afetam. A cápsula foi feita para ficar estacionada no fundo do mar durante 3 dias seguidos em precisar voltar a superfície. De acordo com o Sr. Bardout, a cápsula evita que os cientistas tenham que retornar a superfície e que seja necessário realizar a descompressão. É como estar em uma floresta acompanhando a vida selvagem, porém, neste caso o observador está no fundo do mar. - diz o Sr. Bardout, criador da máquina. O casal já fez mais de 500 mergulhos em nome da Expedição Under the pole III.  Um projeto que coleta material científico a respeito do meio ambiente e da vida marinha. Um dos objetivos do estudo, é analisar a convivência prolongada entre os huma

COVID-19: Recomendações de prevenção para nossa comunidade de mergulho.

COVID-19: Informações de prevenção para o mergulho.

Treinamento

FIQUE SEGURO: MEDIDAS DE PROTEÇÃO BÁSICAS CONTRA O NOVO CORONAVIRUS


À luz do recente surto do novo coronavírus (COVID-19), a equipe médica da DAN sugere que você cuide bem

da sua saúde e também proteja outras pessoas, seguindo algumas recomendações básicas, que incluem:

  • Lave as mãos frequentemente
  • Manter o distanciamento social
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca
  • Pratique higiene respiratória
  • Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico cedo
  • Mantenha-se informado e siga as orientações do seu médico

A situação epidemiológica está em constante evolução.
Mantenha-se atualizado sobre os novos desenvolvimentos e saiba todas as medidas de proteção contra o novo coronavírus no

site da OMS ou consulte os recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde em seu país de residência

(no Reino Unido, o Departamento de Saúde Assistência Social )

COMO GERIR AS OPERAÇÕES DE DESINFECÇÃO?

Estudos de outros coronavírus mostraram que sua infectividade pode ser reduzida pelo calor, luz UV e condições alcalinas ou ácidas.

Por esse motivo, as superfícies podem ser desinfetadas com produtos de limpeza doméstica.

Superfícies

Não está claro quanto tempo o vírus pode resistir em superfícies, mas informações preliminares sugerem que ele pode sobreviver por um longo tempo.

Portanto, é necessário limpar todas as superfícies e desinfetá-las com freqüência, especialmente aquelas que são tocadas diretamente por várias pessoas:

maçanetas de portas e janelas, interruptores de luz, torneiras, teclados, etc. Pode ser prático criar uma lista de todos os espaços e superfícies ser higienizado.
Entre os produtos úteis para eliminar o vírus, há desinfetantes à base de álcool com porcentagem de álcool (etanol / álcool etílico) de 75% e produtos à base de hipoclorito de sódio (água sanitária).
A porcentagem de hipoclorito de sódio capaz de eliminar o vírus sem causar irritação ao sistema respiratório é de 0,1% para a maioria das superfícies. 

Para banheiros (WC, chuveiro, lavatórios), uma porcentagem mais alta pode ser usada: 0,5% .
Observe

É necessário um cuidado especial ao usar desinfetantes à base de álcool, incluindo soluções para as mãos hidroalcoólicas. Uma pequena porcentagem de álcool, uma substância altamente volátil e inflamável, mesmo em temperaturas relativamente baixas, pode causar incêndio ou explosão. Evite o contato direto ou indireto com equipamentos, cilindros e mangueiras de enchimento usadas para o ar enriquecido com oxigênio. Sempre que possível, prefira usar água e sabão simples para limpar as mãos.
As instalações do Dive Center devem ser higienizadas diariamente. Áreas comuns, como vestiários, devem ser desinfetadas sempre que usadas por pessoas diferentes.
Para informações gerais sobre limpeza e desinfecção, consulte também os recursos disponibilizados pela OMS .

Equipamento de mergulho
Introdução

Ainda não foram realizados testes específicos sobre a permanência do vírus no equipamento de mergulho e sua penetração nas partes internas. Portanto, o uso de desinfetantes de eficácia comprovada na neutralização do vírus também é recomendado para equipamentos de mergulho. Alguns produtos, como compostos de amônio quaternário, são eficazes e altamente compatíveis com materiais típicos de equipamentos de mergulho (borracha, neoprene, plástico, metal etc.), mas difíceis de encontrar e prejudiciais ao ambiente marinho. Outros produtos, como o hipoclorito de sódio, são mais fáceis de encontrar e mais baratos, mas devem ser usados ​​em estrita conformidade com as instruções e precauções de uso. Também existem produtos mais caros (EW80, Virkon S etc.), comumente usados ​​por mergulhadores, que provaram ser eficazes contra o vírus.


Nos Estados Unidos, a EPA (Agência de Proteção Ambiental) fornece uma lista de desinfetantes eficazes contra o vírus SARS-CoV-2. Na Europa, o ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças) publicou algumas diretrizes .
Independentemente dos ingredientes ativos escolhidos ou do método de desinfecção, é da maior importância que sua eficácia contra o novo coronavírus seja comprovada.


Hipoclorito de sódio
O alvejante comum, comercializado sob diferentes marcas e com porcentagens variáveis ​​(5 a 10%) de seu ingrediente ativo, o hipoclorito de sódio , é um dos produtos capazes de neutralizar o vírus. É importante ler atentamente o rótulo do produto, verificar a porcentagem de ingrediente ativo e diluir em água na medida certa.
Estudos científicos recentes (1) sugerem uma diluição 1:50 de alvejante contendo 5% de hipoclorito de sódio (concentração de 0,1% ou 1.000 ppm de ingrediente ativo), com imersão completa dos objetos por pelo menos 5 minutos .

Aqui está um exemplo prático de como diluir o produto em água, para obter 5 litros de solução contendo 0,1% de ingrediente ativo:

  • Alvejante a 5% de hipoclorito de sódio // 100 ml de produto em 4900 ml de água, ou
  • Alvejante hipoclorito de sódio a 10% // 50 ml de produto em 4950 ml de água

Precauções:

Realize operações de desinfecção usando luvas, máscara e proteção para os olhos.

  • Misture soluções em áreas bem ventiladas
  • Prepare soluções usando água fria, pois a água quente danifica o ingrediente ativo
  • Nunca misture alvejante com outros produtos e produtos químicos
  • Evite respingos durante a limpeza
  • Enxágüe com água fresca e deixe secar antes de usar

Origem da informação: DAN Europa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

60 anos, vida marinha volta a ‘iluminar’ praia de Acapulco e outras praias pelo mundo.

Explorando o mar com uma cápsula em baixo da água

Mergulho em Fernando de Noronha e minha experiência